Benefícios do Yoga

Benefícios do Yoga

Fevereiro 19, 2020 0 Por admin

Embora os primeiros exercícios de Hatha-Yoga sejam bastante fáceis de fazer e de maneira suave e calma, os efeitos geralmente podem ser percebidos após um curto período de prática. Os efeitos percebidos em primeira instância são, entre outros, um relaxamento profundo e aumento da vitalidade, serenidade e alegria.

Um dos benefícios mais conhecidos do Yoga é certamente o aumento da flexibilidade e o fortalecimento do corpo.

É inevitável que o corpo de uma pessoa, que pratica Yoga, se torne gradualmente flexível e elástico. Na fisiologia oriental, a rigidez da coluna e das articulações é considerada a origem do envelhecimento.

No entanto, a flexibilidade é apenas um dos primeiros passos no caminho do Yoga. Quando obtida, uma consciência mais profunda e clara de nossa própria existência começa a se manifestar progressivamente e o sentimento de estar presente aumenta. Os sentidos se tornarão mais desenvolvidos e expandidos. Começará percebendo o ambiente que o rodeia como mais rico e multidimensional do que antes.

À medida que as leis da mente se tornarem mais familiares para você, haverá espaço para a paz de espírito – o diálogo interno se acalmará e será mais fácil mudar seus pensamentos de maneira positiva e criativa. Também será mais fácil observar suas próprias ações e transformá-las.

Prática regular

Ao praticar regularmente e continuamente o Yoga, você poderá ter um efeito cada vez mais profundo sobre a causa original da saúde e da doença e, assim, obter uma cura permanente em todos os níveis: no corpo, na psique, na mente e na alma. . Dessa forma, você sentirá sua vida se transformar de maneira harmoniosa, onde sentirá o aumento do controle sobre sua vida em todos os níveis.

Benefícios de saúde do yoga

Flexibilidade
Maior flexibilidade é um dos primeiros e mais óbvios benefícios do yoga. Durante a sua primeira aula, você provavelmente não será capaz de tocar os dedos dos pés, não importa o que fazer. Mas se você continuar com isso, notará um afrouxamento gradual e, eventualmente, poses aparentemente impossíveis se tornarão possíveis. Você provavelmente também notará que dores e dores começam a desaparecer. Isso não é coincidência. Os quadris apertados podem esticar a articulação do joelho devido ao alinhamento inadequado da coxa e das canelas. Isquiotibiais apertados podem levar a um achatamento da coluna lombar, o que pode causar dores nas costas. E a inflexibilidade nos músculos e tecido conjuntivo, como fáscia e ligamentos, pode causar má postura.

Fluxo sanguíneo
Yoga faz seu sangue fluir. Mais especificamente, os exercícios de relaxamento que você aprende no yoga podem ajudar sua circulação, principalmente nas mãos e nos pés. O yoga também fornece mais oxigênio para as células, que funcionam melhor como resultado. Pensa-se que as poses de torção arrancam o sangue venoso dos órgãos internos e permitem que o sangue oxigenado flua depois que a torção é liberada. Poses invertidas, como Headstand, Handstand e Shoulderstand, incentivam o sangue venoso das pernas e da pelve a fluir de volta para o coração, onde pode ser bombeado para os pulmões para ser oxigenado recentemente. Isso pode ajudar se você tiver inchaço nas pernas devido a problemas cardíacos ou renais. O yoga também aumenta os níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os tecidos. E afina o sangue, tornando as plaquetas menos pegajosas e cortando o nível de proteínas promotoras de coágulos no sangue. Isso pode levar a uma diminuição de ataques cardíacos e derrames, uma vez que coágulos sanguíneos são frequentemente a causa desses assassinos.

Se você gostou deste post sobre os benefícios do Yoga, confira também o meu primeiro sobre o que é o Yoga e aproveite a oportunidade para conhecer outras pessoas e aprender ainda mais!